Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Brincadeira muda a vida de jovens da favela
Início do conteúdo da página

Brincadeira muda a vida de jovens da favela

Turismo de Base Comunitária, do Ministério do Turismo, incentiva 50 projetos selecionados
  • Publicado: Sexta, 03 de Julho de 2009, 19h00
  • Última atualização em Sexta, 03 de Julho de 2009, 18h51

Uma brincadeira de criança: casinhas feitas com tijolo. A diversão ganhou proporções e virou uma maquete de 300 m², que reproduz um complexo de favelas cariocas, no bairro de Laranjeiras, zona sul do Rio de Janeiro (RJ). É o projeto Morrinho, apoiado pelo Ministério do Turismo (MTur) e exposto na Mostra de Turismo de Base Comunitária do 4° Salão do Turismo.

O jovem Felipe Dias, 21 anos, é um dos idealizadores do projeto. Em 1997, ele brincava com carrinhos entre as casinhas de tijolo. Hoje, a maquete a céu aberto é um grande atrativo turístico e motivo de orgulho para a comunidade.

A iniciativa conta com dez artistas e cinco jovens em treinamento. “Morrinho na comunidade é um exemplo. Tudo que acontece lá tem o envolvimento do projeto. Toda a comunidade gosta e respeita nosso trabalho”, declara Dias.

Segundo a coordenadora geral coordenadora geral de Projetos de Estruturação do Turismo em Áreas Priorizadas, Kátia Silva, “o apoio do MTur tem por objetivo fortalecer ainda mais o turismo na região como forma de geração de renda para a comunidade”.

O projeto figura entre os 50 projetos de Turismo de Base Comunitária selecionados para receber apoio do MTur.

Mostra – O público que visita o 4° Salão do Turismo poderá fazer uma visita guiada pela Mostra de Turismo de Base Comunitária, onde encontrará vídeos e produtos dos projetos apoiados pelo MTur. Tudo isso, em um ambiente rústico e aconchegante representativo do segmento.
O visitante receberá ainda um catálogo com informações e contatos de todos os projetos. A idéia é colocar o público consumidor em contato direto com os representantes de cada projeto.

Turismo de Base Comunitária – O Turismo de Base Comunitária caracteriza-se por regiões e roteiros onde as comunidades locais assumem a gestão e oferta de produtos e serviços turísticos, bem como são os principais beneficiados pelo desenvolvimento da atividade.
 

registrado em:
Fim do conteúdo da página