Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Danças e brincadeiras celebram a cultura do São João
Início do conteúdo da página
Especial

Danças e brincadeiras celebram a cultura do São João

Na segunda reportagem da série “São João do Brasil”, a Agência de Notícias do Turismo destrincha mais um pouco dos elementos juninos. Ciranda, quadrilha, casamento e pau de sebo divertem brasileiros e visitantes nos festejos de todo o país

  • Publicado: Quarta, 08 de Junho de 2016, 10h24
  • Última atualização em Sexta, 10 de Junho de 2016, 11h00

 Por Gustavo Henrique Braga

Quadrilha é uma das danças mais populares do período. Crédito: Adriano Magalhães - Comus/PMB.
Quadrilha é uma das danças mais populares do período. Crédito: Adriano Magalhães - Comus/PMB.


As danças e brincadeiras típicas estão entre as atividades mais animadas das festas juninas. As danças geralmente são organizadas ao redor da fogueira e encantam o público não só pelo ritmo e movimento dos dançarinos, mas também por elementos como os trajes que misturam características da antiga nobreza como os vestidos rodados femininos com elementos caipiras do Brasil rural. Já as brincadeiras ocorrem simultaneamente durante toda a festa e envolvem tanto crianças como adultos.

Diante da abrangência e pluralidade dos festejos juninos celebrados em todo o Brasil, o Ministério do Turismo realizou um seminário representantes de 18 estados durante um dos principais eventos mundiais do setor de viagens e turismo - a WTM. Durante o evento, foram coletados subsídios para a construção do conceito do produto turístico ‘São João do Brasil’. “Alguns dos principais elementos da cultura do São João são a dança e as brincadeiras. Os dois componentes figuram no estudo que elaboramos para dar início à construção de uma estratégia de posicionamento e promoção conjunta de destinos brasileiros que celebram os festejos”, afirmou Fabiana Oliveira, coordenadora de posicionamento de produtos do Ministério do Turismo.

A Agência de Notícias do Turismo destaca aqui alguns exemplos de danças e brincadeiras para você aproveitar as festas:

Quadrilha - Uma das danças mais populares durante o São João é a quadrilha, que traz influências culturais de ingleses, franceses e portugueses e que foram adaptadas pelos brasileiros para os ritmos locais. Já a Ciranda nasceu em Pernambuco, onde mulheres de pescadores cantavam e dançavam esperando-os chegarem do mar. Nas cinco regiões, diferentes danças ganham espaço nos festejos juninos tais como as variações do Bumba-meu-boi, o Lundu (Norte), o Cataretê (Sul e Sudeste), o Samba do Cacete (Norte) e o Siriri (Centro-Oeste).

Pau de sebo - As brincadeiras também variam conforme a região. Uma das mais populares é o pau de sebo que consiste em um mastro lambuzado de gordura onde as pessoas tentam subir para pegar um prêmio no topo. Também muito comum nas quermesses de todo o país é o casamento caipira, onde os participantes fazem uma sátira aos casamentos tradicionais, com trajes típicos caipiras e personagens como noivos, pai da noiva, padre e delegado.

Correio Elegante - O correio elegante, com trocas de bilhetes com mensagens de paquera ou amizade e a cadeia – espaço cercado para onde os participantes enviam uma pessoa que só consegue se libertar ao mostrar uma habilidade – são outras brincadeiras populares no São João de todo o Brasil. Nesta semana, a página do Ministério do Turismo no Facebook (@ministeriodoturismo), em parceria com influenciadores digitais do Nordeste, lançou uma campanha virtual para envio de mensagens de Correio Elegante pela rede social. A ideia é fomentar o tema nas mídias sociais e valorizar a cultura do São João. Para enviar sua mensagem, é só acessar o link https://goo.gl/NjtXMm

Além do Correio Elegante, há as brincadeiras de terreiro, como corrida de sacos e corrida de saci e os jogos de barracas como argolas, pescaria e tiro ao alvo. 

SÃO JOÃO DO BRASIL - Em fevereiro deste ano, o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, realizou um evento em Brasília com artistas como Genival Lacerda e Santana o Cantador, onde se comprometeu a buscar recursos para apoiar o evento e transformar o calendário junino em um produto voltado para o turista com o intuito de atrair cada vez mais brasileiros e estrangeiros. O Ministério do Turismo anunciou o apoio de R$ 5 milhões para vários festejos do país.

 

Ouça áudio / download (mp3) em que o ministro Henrique Eduardo Alves defende empenho pela valorização das festas de São João como produto turístico nacional.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página